Idosos são maioria na busca por cursos em centro de qualificação profissional em Ribeirão Preto,SP

Aposentados dizem que buscam formação para complementar renda familiar.

Secretaria de Assistência Social oferece 1,4 mil vagas para aulas, como bordado e jardinagem.

Cresce número de idosos no mercado de trabalho em São Paulo, diz IBGE O Centro de Qualificação Social e Profissional de Ribeirão Preto (SP) tem 1,4 mil vagas abertas em cursos gratuitos em nove áreas, como corte e costura, informática e beleza, e os idosos tem sido os que mais se interessam por essas oportunidades.

Quem sempre ensinou, teve que aprender.

É o caso da professora de educação artística Dulce Maria Belloni Capitanini, de 64 anos, que após a aposentadoria deixou a rotina agitada das aulas e se tornou aluna de de artesanato.

“Achei encadernação bastante interessante porque faz coisas úteis, é criativo.

A partir da aposentadoria, por uma questão de complementação de renda, passei a encarar isso como possibilidade de profissão e foi isso que aconteceu”, diz.

A aposentada também fez um curso para saber vender o que ela produz pela internet.

Hoje, o celular dela deixou de ser um aparelho apenas para telefonemas e mensagens, e se tornou máquina fotográfica e um meio de postar os itens para venda.

“A gente sempre quer mostrar o que tem, tentar comercializar isso da melhor forma.

É preciso se reinventar.

A vida está aí com um monte de oportunidades para ser feliz, realizar coisas.

Isso é muito importante: continuar, seguir, sempre sendo feliz”, completa Dulce.

Aposentada, Dulce Maria Belloni Capitanini, fez um curso de artesanato e usa o celular para divulgar os produtos nas redes sociais em Ribeirão Preto, SP Valdinei Malaguti/ EPTV Sem emprego no momento, o Cláudio Heleno, de 67 anos, foi auxiliar de mecânica em várias empresas, mas ainda não conseguiu se aposentar.

Para tentar voltar ao mercado de trabalho, ele diz que o jeito foi buscar outro ramo de qualificação.

Ele fez inscrição para o curso de panificação.

“Está faltando serviço, você procura e não acha.

Então, estou fazendo esse curso para ver se eu completo o tempo para aposentar, além de tentar um trabalho como padeiro para ter mais uma renda, ajudar a família e conseguir aposentar”, afirma.

Entre tantas pessoas em busca de qualificação, os idosos dão show de experiência.

Para a diarista Ermínia Rodrigues Reis, de 62 anos, ter uma ocupação é muito mais do que uma necessidade. “Se eu parar eu fico doente.

Na minha idade, não arrumo nada de serviço, tem que ser trabalhos manuais, só que tenho um problema sério e não estou conseguindo mais trabalhar.

Aí, faço cursos de cuidadora de idosos, culinária, além do crochê, que, em casa é um dinheiro que entra”, comenta.

Idosos buscam por qualificação profissional em Ribeirão Preto, SP Valdinei Malaguti/EPTV Confira as vagas oferecidas Corte e costura Gastronomia Informática Beleza Hotelaria Cuidador de idosos Jardinagem e paisagismo Bordado Artesanato e crochê As aulas devem ser ministradas durante as manhãs, tardes e noites, nos endereços abaixo.

Alguns cursos têm encontros semanais e outros duas vezes por semana.

Para obter o certificado, o aluno deve comparecer a ao menos 75% dos encontros. Centro de Qualificação Social e Profissional: Avenida Dom Pedro I, n.º 45 Centro Comunitário Valentina Figueiredo: Rua Francisco Henrique Lino da Rocha, n.º 107 Centro Cultural Campos Elíseos: Avenida Capitão Salomão, n.º 127 CEU das Artes – Ribeirão Verde: Rua Benecdito Jacinto de Souza, n.º 330 Vila Tecnológica: Rua Américo Bíscaro, n.º 1, no Jardim Alexandre Balbo CRAS 5 – Jardim Marchesi: Rua Alfredo Condeixa, n.º 950 CRAS 7 – Jardim Cristo Redentor: Rua Gilberto Parizi, n.º 136 Os interessados devem levar documento de identidade e comprovante de residência ao centro na Avenida Dom Pedro I, n.º 45, até a quinta-feira (30). Idosos com qualificação Segundo o responsável pelo local, Carlos César Gomes Sturari, a terceira idade busca por qualificação para complementar a aposentadoria, além de tentar voltar ao mercado de trabalho.

“A maioria dessas pessoas procura o Centro de Qualificação também abrir o seu próprio negócio como autônomo, começar a ganhar o próprio dinheiro, ou para completar a renda daqueles que ainda não conseguiram se aposentar”, afirma.

Cursos gratuitos de qualificação profissional são oferecidos pela Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto,SP Valdinei Malaguti/EPTV Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca
Categoria:SP - Ribeirão Preto e Franca